Prazos variam de acordo com a condição do estudante. Nesta edição, foram disponibilizadas 75 mil vagas de contratos de financiamento.

As inscrições para as vagas remanescentes da edição do segundo semestre do Financiamento Estudantil (Fies) 2016 começarão na  próxima segunda-feira (22) e deverão ser feitas na página do FiesSeleção na internet. Os prazos variam de acordo com a condição do estudante. O edital foi publicado no Diário Oficial da União de hoje.

Para o estudante não graduado que tenha sido pré-selecionado na seleção regular do Fies e não tenha firmado o contrato de financiamento, o período de inscrição vai de 22 a 28 de agosto. Para o graduado, o prazo é de 26 e 28 de agosto.

Já para estudante não graduado que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de instituição de educação superior em que não está matriculado, o período varia de 29 de agosto a 5 de setembro. Para o graduado, o prazo é de 2 de setembro a 5 de setembro.

Os períodos de inscrição mudam para os alunos que estão matriculados em instituições de ensino superior. Para os graduados, o prazo vai entre 29 de agosto e 2 de dezembro. Para os não graduados, o período é de 2 de setembro a 2 de dezembro.

Poderão concorrer às vagas remanescentes os estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, tenham média geral mínima de 450 pontos, não tenham zerado na redação e possuam renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.

Depois de se inscrever no FiesSeleção, o estudante deverá acessar o Sistema Informatizado do Fies – Sisfies e concluir a inscrição nos dois dias úteis subsequentes.

Nesta edição, o Fies oferece 75 mil vagas. No total, 294 mil pessoas se inscreveram. O MEC ainda não informou quantas vagas foram preenchidas.

O Fies é uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares, o Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.

Adaptado de G1.

Anúncios